link rel=alternate type=application/rss+xml title=RSS-Feed href=http://www.sindicatocp.org.br/index.php?id=10type=100 /

Login

Informe seu login e senha para acessar a área restrita:

Login:
Senha:
 
Data: 30.04.2019 08:00

Origem do 1º de Maio


A origem do 1º de Maio foi o massacre ocorrido em Chicago, Estados Unidos. Neste dia, em 1886, uma greve nacional pela jornada de 8 horas, sob a bandeira “8 horas de trabalho, 8 horas de sono, 8 horas de lazer”, deflagrada por órgãos de representação dos trabalhadores estadunidenses, foi violentamente reprimida e suas lideranças punidas.

A partir desta data, o 1º de Maio é comemorado em homenagem aos operários mortos durante conflitos com a polícia e aos oito líderes do movimento. Quatro foram enforcados, um suicidou-se, dois foram condenados à prisão perpétua e outro a 15 anos de cárcere. Seis anos depois, o governador do Estado de Illinois (Estados Unidos), sob pressão internacional, anula a sentença, liberta os três sobreviventes.

Segundo o livro “1º de Maio, Cem anos de Luta (1886-1986), de autoria de José Luiz Del Roio, o número de mortos no massacre “nunca se conseguiu apurar...pois os corpos foram enterrados às escondidas. Seguramente foram dezenas”. Hoje, 133 anos depois, a bandeira levantada pelos operários estadunidenses continua atual. A redução da jornada é uma das alternativas para gerar emprego no país.


Imprimir       Enviar por email

Comentários

Sem comentários


Adicionar comentário

* - campo obrigatório

*




Imagem CAPTCHA para prevenção de SPAM
Se você não conseguir ler a palavra, clique aqui.
*
*