link rel=alternate type=application/rss+xml title=RSS-Feed href=http://www.sindicatocp.org.br/index.php?id=10type=100 /

Login

Informe seu login e senha para acessar a área restrita:

Login:
Senha:
 
Data: 01.03.2019 09:40

Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos


O Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) é comemorado no último dia do mês de fevereiro desde 2000; neste ano, dia 28. Segundo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), considerando apenas os benefícios concedidos por adoecimento em função do trabalho, as LER/DORT são a causa de três em cada 20 afastamentos.

Os trabalhadores portadores de LER/DORT sofrem com dores crônicas, formigamento e fadiga. Para a médica e pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), Maria Maeno, em entrevista divulgada no site da instituição, “A organização do trabalho que obriga os trabalhadores se esforçarem além do que eles podem - tanto do ponto de vista físico quanto psíquico - faz com que eles adoeçam”.

A médica e pesquisadora destaca que a prevenção é importante. “É fundamental que as relações de trabalho sejam dignas e que os trabalhadores possam desenvolver as suas atividades de forma efetiva, útil e relações boas com a chefia e com os colegas de trabalho”.

Plantão de Saúde: O Sindicato atende os bancários, financiários e cooperavitários adoecidos por LER/Dort no Plantão de Saúde, toda segunda-feira, no período das 14h às 17h, na sede em Campinas. Qualquer dúvida sobre licença saúde, afastamento do trabalho por motivo de doença ou abertura de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), agende uma consulta. Fone (19) 3731-2688.

Dor, 1996, de Fátima Rocha Oliveira


Imprimir       Enviar por email

Comentários

Sem comentários


Adicionar comentário

* - campo obrigatório

*




Imagem CAPTCHA para prevenção de SPAM
Se você não conseguir ler a palavra, clique aqui.
*
*